“ O PODER DA VULNERABILIDADE”


Ontem, 23/12/2019, resolvi enviar um email, de boas festas, ao staff da empresa onde trabalho, então, compus o email e, antes de o enviar, pensei o seguinte: " A maioria dos colegas vai fazer troça de mim ", perante isto, envio o email e permito-me sair da zona de conforto ou não envio?  Envio sim, quero ser verdadeira, principalmente comigo mesma, deixar a minha essência falar, sem medo, sem vergonha, com coragem.

O que ganho ao mostrar alguém quem não sou, apenas por vergonha ou medo de não ser aceite?

Não ganho, SÓ PERCO, e perco principalmente oportunidade de dar o meu amor, receber amor, receber feedback e ser eu mesma.

Há uns tempos atrás, enquanto pesquisava no TedTalks, palestras somos emoções, cheguei ao vídeo, " O Poder da Vulnerabilidade" da cientista/historiadora, Brené Brown, e digo-vos, essa palestra alterou completamente a forma como vejo a reação dos outros, ao meu comportamento, à minha forma de estar e ser na vida.

Brené Brown estuda a conexão humana, e as emoções que daí advêm, como vergonha, medo, vulnerabilidade...

Em 20 anos,com mais de 400,000 pessoas envolvidas na pesquisa, chegou à conclusão que, as pessoas mais felizes , e mais conectadas, são vulneráveis.

Vulnerável - significado

( https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/vulner%C3%A1vel )

1.que pode ser atingido ou ferido; frágil

2.que tem poucas defesas

3.figurado diz-se do ponto fraco de um pessoa, coisa ou questão

Primeiramente é necessário desmistificar o conceito da palavra vulnerável, e o que nos vêm a dizer acerca de ser vulnerável.


  • Os homens têm que ser fortes e não choram!

  • As mulheres não podem demonstrar desejo sexual porque, caso o façam, são consideradas promiscuas.

  • Os homens não se devem demonstrar muito sensíveis porque se o fazem são considerados homossexuais.

  • Temos que esconder a nossa orientação sexual.

  • Tem que ser o homem a dar o primeiro passo numa relação.

  • As mulheres são pedidas em casamento, e não o oposto, ETC...

São conceitos e crenças que nos vêm dizendo durante anos e estão enraizados nas nossas mentes, mas precisam ser alterados, caso queiramos ser livres para deixar brilhar a nossa essência, para sermos verdadeiros, honestos e, consequentemente, muito mais felizes.

Precisamos trocar o conforto pela coragem, numa cultura definida pela escassez, pelo medo e pela incerteza.

SER VULNERÁVEL - EXPÔR-SE, APESAR DE NÃO CONTROLAR OS RESULTADOS

A vulnerabilidade está no centro de emoções difíceis como, medo, vergonha, carência, luto, são emoções que nos expõe, mas se nos permitirmos ser e aceitarmos quem somos, arriscando na perda e arriscando sermos magoados, com certeza, iremos GANHAR mais AMOR, pois é dando que recebemos, é abrindo o coração que deixamos entrar, iremos ganhar mais alegria pois iremos estar a ser verdadeiros connosco e desse modo somos LIVRES, iremos estar mais conectados com o outro e desta forma a sensação de PERTENCER será potencializada de uma forma maravilhosa.

Neuro-logicamente somos programados para estar conectados, é assim que somos, necessitamos uns dos outros para evoluir a todos os níveis.

Vulnerabilidade gera empatia, confiança, feedback, criatividade, tudo isto aumenta a nossa CONEXÃO com o outro e connosco mesmos.

Um exemplo do poder da vulnerabilidade: um casal, onde ambos são extremamente racionais, inseguros emocionalmente e com medo de expor os sentimentos, ambos ficaram à espera que o outro diga primeiro amo-te pois ao fazerem primeiro irão se expor, mostrar facilidade e correrão o risco de sair magoados, a continuarem assim, a relação ficará fria, sem sal, irão chegar a um ponto onde serão dois estranhos numa relação que deveria ser amorosa, agora ao contrário, se um deles se permitir ser corajoso e correr o risco de ser magoado, abres as portas para um caminho de plenitude, de entrega, de partilha, de cumplicidade. Das duas uma, ou a relação acaba, e se assim for, gratidão pois, ser vulnerável mostrou o caminho certo, ou a relação irá ser fortificada, o outro irá sentir confiança para demonstrar o seu amor, ou seja, a relação irá ser verdadeira, sem armaduras, onde ambos terão uma conexão que permitirá a crescerem, como casal, de forma muito mais saudável. 

Ser vulnerável, é ser corajoso, é sair da zona de conforto, é ser grato por ser quem somos.

Não deixem nada por dizer ou fazer, por medo seja do que for, podemos sair magoados, desiludidos,  é o caminho mais arriscado e sinuoso, mas é o único caminho na direção da expansão emocional, é o único caminho que nos fará evoluir, no reencontro com a nossa verdadeira essência. 

Blog Sónia Tino Coaching
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora