ANSIEDADE 

QUANDO O MEDO NOS CONTROLA


Antes de mais, é muito importante entendermos que existem vários medos e existem várias intensidades de sentir o medo. Medo de falhar, falar em publico, sentir-se mal, perder alguém amado, andar de avião, sair de casa, medo do medo, etc.. pode ir de uma ansiedade generalizada até ao pânico mesmo. O Medo passa a ser patológico quando influência de forma negativa o nosso dia, impedindo-nos de viver em harmonia com tudo e todos,  e aí é necessário que CADA UM TENHA  AUTO RESPONSABILIDADE E SENSATEZ PARA ENTENDER QUANDO PROCURAR AJUDA!  Falem com quem se sintam confortáveis e à vontade, um amigo, familiar, um profissional da área,  o que mais fizer sentido para cada um, mas partilhem o que sentem. A dimensão do que sentem vai tomar proporções bem mais pequenas quando partilharem, acreditem, nunca estamos sozinhos.

O Medo é um instinto básico de sobrevivência.  Quando sentimos medo ou estamos sob stress excessivo, ativamos o sistema nervoso simpático  que é responsável pelas alterações no organismo em situações de emergência. Deixando o individuo em estado de alerta, preparado para reações de luta e/ou fuga. Alteração da frequência cardíaca, suores, pupilas dilatadas, aumento da tensão arterial, alterações no sistema digestivo, são apenas algumas das alterações que acontecem no nosso corpo, tudo isto para nos preparar para atuar em situação de perigo. O que acontece é que não estamos preparados para viver em estado de alerta o tempo todo, o corpo não aguenta. 

Se o medo ativa o mecanismo fuga/luta,  alguém que vive em estado de vigília, em alerta constante, está a fugir de alguma coisa, situação, há algo que não quer enfrentar e, é muito importante fazermos uma auto analise, e analise junto de especialistas,  para perceber do que fugimos e desta forma ir à raiz da situação.

Todo pensamento gera emoções e consequentemente estes  geram sensações físicas logo, sempre que se sentir ansioso, com medo, pergunte-se: " quais os pensamentos que eu venho alimentando" e dando força?

NÓS SOMOS PODEROSOS,  assim como temos a capacidade de ficar "doentes", temos também o poder DA AUTO CURA.

Então primeiramente é preciso entender que, este estado de ansiedade, foi um padrão  de pensamentos, criados pela nossa mente para nos proteger de algo, e, com certeza, vem de há muitos anos atrás. A mente adquire hábitos por repetição, logo, pensamentos de medo, ditos consequentemente à nossa mente, criará uma realidade de insegurança, de constante alerta. 

PARE UM POUCO E PENSE : " QUANDO É QUE OS SEUS PENSAMENTOS CATASTRÓFICOS, SE TORNARAM REALIDADE OU MUITO PARECIDOS COM O QUE IMAGINAVAM? CONSIGO DIZER COM SEGURANÇA QUE A RESPOSTA SERÁ, NUNCA OU QUASE NUNCA.          

   Então é preciso alterar o padrão de pensamentos e desta forma alteramos a nossa realidade, como fazemos isso? Repetição, repetição, repetição, padrões que demoraram anos a ser tatuados na mente, não saem de repente, é preciso querer e fazer o trabalho de casa.


  • Acolher os medos - Já sabemos que existem para nos proteger então, sempre que surgirem, ao invés de ficarmos frustrados ou irritados connosco, acolhe-los e dizer à nossa mente que não precisamos mais deles. Com amorosidade sempre.
  • Colocar em causa o que estamos a sentir - questionar se, o que estamos a sentir tem fundamento, se é proporcional à realidade. Colocarmo-nos de fora a observar "a pessoa que está com medo". Este exercício é poderoso e vai reduzir automaticamente a ansiedade.
  • Respiração adequada - respiração consciente e profunda. 
  • O nosso lugar seguro - Está aqui no blog em Fomentar novas realidades.
  • Afirmações positivas - Também no blog em Fomentar novas realidades.
  • Sair da zona de conforto - ao fazermos coisas que nos dão algum receio, claro que sempre com sensatez, estamos a dizer à nossa mente que somos corajosos, que nos permitimos sair do confortável porque sabemos que experiências maravilhosas virão e que não há nada a temer. 
  • Criar objectivos de vida - planear tarefas que nos dão prazer e nos fazem crescer emocionalmente. Colocar em papel, de preferência com imagens, e estabelecer  prazos, sempre!
  • Meditação - ao acalmar a mente, mais uma vez, estamos a dizer que sabemos relaxar, e sabemos controlar as nossas emoções.
  • Entender que não controlamos tudo e respeitar os ciclos da vida.

Abra os braços, respire fundo, sinta o ar a entrar nos pulmões, SEJA GRATO E CONFIE... O MARAVILHOSO DA VIDA ESTÁ NO INESPERADO, NA DESCOBERTA.. A VIDA É UMA AVENTURA DIÁRIA E AINDA BEM QUE ASSIM É...

VIVA, VOE E SABOREIE TUDO O QUE A SI CHEGAR... fique apenas com o que achar saudável, mas permita-se ser, permita-se pertencer.

" Quando você chega ao limite de toda luz que você conhece, e está a ponto de dar um passo na escuridão, fé é saber que uma destas coisas vai acontecer: vai haver chão ou você vai ser ensinado a voar" Richard Bach 

09/02/2020

                                                                                                                             










Blog Sónia Tino Coaching
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora