IMPERMANÊNCIA DA VIDA

NA CURA DA ANSIEDADE

Como já mencionei noutros artigos, vivi durante vários anos num estado de ansiedade e com tudo o que isso implica.
A ansiedade faz parte de nós e é extremamente necessária para a nossa sobrevivências mas, a partir do momento em que limita a nossa liberdade de ser e pensar, necessita ser tratada, caso contrário haverá consequências graves para a nossa saúde física e mental. 
A nossa mente é algo maravilhosa mas se não a vigiarmos pode tornar-se o nosso pior inimigo.
Hoje posso dizer que eu não vivia, mas sobrevivia, passei anos sem desfrutar o melhor desta experiência, POR MEDO, porque não sabia CONTROLAR A MINHA MENTE, porque um dia alguém me disse que o mundo era um lugar perigoso, cheio de negatividade, um lugar sem oportunidades de crescimento,  e isso ficou de tal maneira gravado na minha mente que, quando algo ruim acontecia, confirmava o que me tinham dito.  
A nossa mente inconsciente acredita em tudo o que a mente consciente lhe diz, e eu passei anos a enviar sinais errados à minha.
Há imensa gente que vive assim e não imagina o que é viver de outra maneira, ou muitas vezes mesmo, tem receio de pedir ajuda por se sentir "anormal", e por achar que serão considerados "inferiores".
Existem imensos sintomas físicos e mentais, de ansiedade ou relacionados, mas apenas vou mencionar os que eu tive, pois acredito que falar por experiência própria é sempre mais eficaz e genuíno. 
Vou partilhar algo que me expõe e me deixa vulnerável, mas só assim se faz um caminho de sucesso emocional e só assim faço o que a minha alma pede, ajudar os outros.
Então aqui vai :)
Sintomas físicos e mentais:
  • Coração acelerado
  • Calor excessivo
  • Dor de estômago
  • Pernas trémulas
  • Tontura/Vertigem ( MUITA )
  • Enjoo
  • Palidez ou excesso de rubor
  • Constante agitação
  • Despersonalização ( sentimentos de irrealidade )
  •  Constante estado de vigília em relação a tudo 
  • Solidão 

As crises de ansiedade vão e vêm, conforme temos mais ou menos momentos na nossa vida, que nos desafiem e nos desestabilizem, ou seja, sob stress excessivo, se não forem tratadas, se não fizermos um trabalho de autoconhecimento, podemos viver assim uma vida inteira, SOBREVIVER .

O RENASCER

Foi assim que eu me comecei a sentir, quando entrei neste caminho de descoberta de mim e das minhas raízes,  A RENASCER!

Algo muito importante é entender como funciona  a nossa parte física  em resposta aos estímulos da mente, ou seja, perceber o que acontece no meu cérebro, que explica todas as sensações físicas do estado ansioso. ( No artigo intitulado "Ansiedade", explico o que acontece),  aqui começamos a perceber  que está tudo bem!

Ao entender como funciona o nosso corpo, vamos perceber a importância da respiração plena. Uma respiração consciente, correta, é meio caminho andado para acalmar e sairmos mais rápido desse estado que nos limita. A chamada respiração abdominal, onde inspiramos pelo nariz  e a barriga infla, e expiramos pela boca e a barriga encolhe, de forma presente  e lentamente. 

Expor-me.. de cada vez que me permito fazer coisas que me causam ansiedade, medo, incerteza, coisas sobre as quais eu não controlo os resultados,  eu faço-as na mesma ( claro que são coisas dentro dos limites do bom senso ) pois percebi que ao ir com medo mesmo, deito por terra crenças que me limitam, e fico empoderada.  Cada barreira ultrapassada, é uma mensagem enviada ao  inconsciente de que  sou capaz, e que o medo é simplesmente um mecanismo de defesa do meu corpo, e mais uma vez, está tudo bem. 

A dor é inevitável, tristeza é o polo oposto à felicidade, e já sabemos que este mundo onde habitamos é dual. Quando passei a ver as situações mais desafiantes, e que me causam mais sofrimento, como crescimento, e passei a ver o lado positivo delas, instalou-se uma tranquilidade genuína dentro de mim. 

E acima de tudo, comecei a aceitar que tudo é IMPERMANENTE. Tenho o privilégio de fazer parte desta magia, que está o tempo todo em constante renovação, onde somos entidades imprescindíveis ao momento, onde nada seria igual sem cada um de nós, em cada etapa desta jornada. Temos fases assim como a lua, temos estações, temos ritmos iguais aos da restante natureza porque SOMOS UNO COM ELA.

ORAR E VIGIAR os nossos pensamentos, que vão gerar as nossas ações e respeitar os ciclos da vida com uma aceitação de coração, fazendo sempre o melhor que sabemos.  


20/03/2021












Blog Sónia Tino Coaching
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora